Antes de tomar a decisão de emigrar para o Reino Unido conheça as oportunidades de trabalho e as condições de vida nesse país.

Até à data de saída da sua saída, o Reino Unido é, à semelhança de Portugal, um Estado-Membro da União Europeia.

Na qualidade de cidadão da UE para estadias no país, inferiores a três meses, apenas necessita de Bilhete de Identidade ou de Cartão de Cidadão válido. No entanto, aconselha-se igualmente que seja portador da seguinte documentação:

- Cartão da Segurança Social;
- Cartão Europeu de Seguro de Doença;
- Certidão de nascimento;
- Certidão de casamento.

Durante a sua estadia no Reino Unido deve ser tratado em igualdade de circunstâncias com os nacionais desse país, nomeadamente no que respeita ao acesso ao emprego, ao vencimento, às prestações sociais e à inscrição nas escolas.

Trabalhar num país, por um período curto ou por um período mais longo, pode significar uma melhoria nas suas condições de vida, mas existem alguns desafios para os quais tem que se preparar de forma adequada. A adaptação a uma nova cultura, uma língua desconhecida, a distância de Portugal, da sua família e da rede de amigos ou o contacto com regimes de impostos e proteção social ou com sistemas de saúde e de ensino organizados de forma diferente, face à realidade portuguesa, são apenas algumas das dimensões a ponderar aquando da sua tomada de decisão. A melhor forma de se preparar é, pois, adquirir uma boa informação sobre o(s) país(es) da sua preferência.

Para tal, consulte o folheto "Trabalhar no Reino Unido" e a brochura "Trabalhar no Estrangeiro"

  • Partilhe