Consulado Geral de Portugal em Manchester

Ministério dos Negócios Estrangeiros

BREXIT

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O Consulado-Geral de Portugal em Manchester recomenda que os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido aguardem por mais informações das autoridades britânicas sobre o procedimento de registo com vista à obtenção do novo estatuto de residente.

Até lá, é importante manter os documentos válidos, guardar toda a documentação relativa à residência neste país e verificar junto dos serviços da Segurança Socia (DWP)l e Autoridade Fiscal (HMRC) se os dados pessoais se encontram actualizados. Aconselha-se igual a proceder à Inscrição Consular.  

Todas as indicações relativas ao novo processo de registo serão divulgadas nesta página e na webpage do Governo britânico. Se desejar manter-se atualizado com as informações mais recentes, pode optar por receber informação por correio eletrónico (em inglês). Para tanto, deverá registar-se no seguinte link.

Aconselha-se ainda a consulta da lista de perguntas frequentes e dos seguintes vídeos explicativos:

Direitos dos cidadãos da UE no Reino Unido após o Brexit
Direitos dos trabalhadores portugueses no Reino Unido após o Brexit
Direitos das famílias e estudantes portugueses no Reino Unido após o Brexit
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 Processo de candidatura para o estatuto de residência

Em caso de dúvida, poderá contactar os serviços do Consulado-Geral de Portugal em Manchester através do e-mail: brexit.manchester@mne.pt

Adicionalmente, o Home Office lançou um guião informativo para auxiliar as entidades empregadores no processo de registo obrigatório dos seus trabalhadores cidadãos da União Europeia. Para consultar o guião, clique aqui.

*** AVISO ***

No âmbito da preparação para o processo de saída do Reino Unido da União Europeia, o Home Office anunciou,  no passado dia 11-10-2018, que iniciará, a partir do dia 15-11-2018, uma nova fase de teste do processo de registo para todos os cidadãos da União Europeia. Para mais informações, clique aqui.