Consulado Geral de Portugal em Manchester

Ministério dos Negócios Estrangeiros

BREXIT

brexit graphic

 

Neste momento, todos os direitos e deveres dos cidadãos europeus residentes no Reino Unido mantêm-se inalterados, o que significa que os documentos portugueses - cartão de cidadão e passaporte -, desde que válidos, continuarão a conferir o direito de entrar, sair, residir e trabalhar no Reino Unido.

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester recomenda aos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido que façam a sua Inscrição Consular e mantenham a sua documentação válida, aguardando novas indicações, que serão divulgadas nomeadamente nesta página e na webpage do Governo Britânico. Se desejar manter-se atualizado com as informações mais recentes, pode optar por receber atualizações por correio eletrónico (em inglês) ao registar-se no seguinte link.

Aconselha-se ainda a consulta à lista de perguntas frequentes e aos seguintes vídeos explicativos:

- Direitos dos cidadãos da UE no Reino Unido após o Brexit
- Direitos dos trabalhadores portugueses no Reino Unido após o Brexit
- Direitos das famílias e estudantes portugueses no Reino Unido após o Brexit
-
 Processo de candidatura para o estatuto de residência

Para informação mais detalhada, consulte a nota técnica publicada pelo Home Office relativamente ao processo obrigatório de candidatura dos cidadãos da União Europeia que pretendam permanecer no Reino Unido após o Brexit.

 Em qualquer circunstância, os serviços do Consulado-Geral em Manchester poderão ser contactados através do e-mail: consulado.manchester@mne.pt