Decorre até ao próximo dia 25 de outubro a fase de inscrição das escolas interessadas em participar na edição de 2019/2020 do Parlamento dos Jovens. 

Trata-se de uma iniciativa da Assembleia da República, em parceria com a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - MEC, a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ, I. P.), e as Direções Regionais da Educação das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira.

Tem como principais objetivos educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política; dar a conhecer a Assembleia da República; promover o debate democrático e incentivar o debate e a reflexão. 

O programa culmina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, uma destinada ao ensino básico e outra ao ensino secundário, cada uma com um tema próprio:

  • Ensino Básico: "Violência doméstica e no namoro: da sensibilização à ação!"
  • Ensino Secundário: "Violência doméstica e no namoro: como garantir o respeito e a igualdade?"

Esta iniciativa abrange também os círculos eleitorais da Europa e Fora da Europa. 

Para o efeito, as escolas e as associações das comunidades portuguesas que ministrem cursos de língua e cultura portuguesas devem enviar um e-mail para parlamento.jovens@ar.parlamento.pt, a solicitar o código de acesso para preenchimento do formulário eletrónico disponível em www.jovens.parlamento.pt.

 

Ligações úteis: 

 

  • Partilhe