Consulado Geral de Portugal em Manchester

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Segunda sessão de esclarecimento sobre o Brexit na Irlanda do Norte (Dungannon, 2 de junho de 2018)

No passado sábado, 2 de junho, em Dungannon, na Irlanda do Norte, o Consulado-Geral de Portugal em Manchester realizou uma sessão de esclarecimento sobre o estatuto dos cidadãos portugueses no Reino Unido em contexto pós-Brexit.

À semelhança da sessão anterior realizada em Portadown, esta sessão contou com o apoio do Cônsul-Honorário em Belfast e com a presença de um perito em matéria de imigração, em representação da Comissão Europeia.

img 1258

A sessão de esclarecimento foi dividida em dois momentos: de manhã, conduzida em português, e de tarde em tétum. No total, estiveram presentes 130 cidadãos. 

A sessão foi muito participada, tendo sido formuladas questões que envolveram vários temas, entre os quais a autorização permanente de residência, o settled status e a temporary residence permit.

Foi sublinhada a importância de os cidadãos portugueses: (i) efetuarem, quanto antes, a inscrição consular, (ii) manterem válidos os documentos de identificação e de viagem e (iii) organizarem um arquivo com documentos que façam prova de residência e de início da atividade profissional no Reino Unido. Foi ainda aconselhado aos cidadãos a consulta regular desta página virtual, bem como dos sites da representação da Comissão Europeia e do Home Office.

Os participantes expressaram o seu agrado por ter sido levada a cabo esta segunda sessão de esclarecimento na Irlanda do Norte, que consideraram muito útil.

img 0317

 

Partilhar:
FacebookTwitterGoogle +E-mail