Apelamos a que os cidadãos nacionais residentes habituais no Reino Unido cumpram integralmente todas as medidas de confinamento e distanciamento social determinadas pelo governo britânico, bem como limitem as suas deslocações àquelas estritamente necessárias. Poderá consultar o conjunto das medidas em vigor aqui.

***

Nesta fase, as deslocações a Portugal de cidadãos com residência habitual no Reino Unido deverão ser determinadas por motivos de natureza urgente e devidamente ponderadas. Recomenda-se que tais deslocações se realizem por via aérea.

É do conhecimento deste Consulado-Geral que a TAP Air Portugal, a British Airways  e a Ryanair continuam, de momento, a realizar voos regulares e diretos do aeroporto de Londres Heathrow (Tap Air Portugal British Airways) e Londres Stansted (Ryanair) com destino a Lisboa. Tendo a Ryanair anunciado na sua página virtual que iniciará, a partir do dia 22 de maio, a realização de voos entre o aeroporto de Londres Stansted e a cidade do Porto.  

Para mais informações sobre datas, disponibilidade de lugares, horários e preços, os cidadãos deverão contactar aquelas companhias aéreas diretamente. A página virtual da TAP Air Portugal poderá ser consultada aqui, a da British Airways  aqui e a da Ryanair aqui. 

Este Consulado-Geral não se responsabiliza por eventuais prejuízos causados pelo cancelamento ou alteração de quaisquer voos, pelo que se recomenda aos cidadãos que assegurem, diretamente junto das companhias aéreas, a efetiva realização do voo antes de efetuarem a reserva de bilhetes. 

***

Atentas as restrições na circulação de veículos em França e em Espanha, o restabelecimento temporário do controlo de todas as fronteiras (aérea, marítima e terrestre) determinado pelas autoridades espanholas e, bem assim, a obrigatoriedade de sujeição a uma quarentena obrigatória de 14 dias à chegada a território espanhol é, a esta data, totalmente desaconselhada a realização de viagens para Portugal por via terrestre.

Recomendamos a todos os cidadãos que, não obstante a presente informação, pretendam, mesmo assim, realizar a viagem por via terrestre, a leitura  atenta dos conselhos aos viajantes para aqueles países e que se encontram disponíveis aqui (relativamente ao trânsito em território francês), aqui e aqui (relativamente ao trânito em território espanhol). Poderá, ainda, contactar previamente este Consulado-Geral através dos endereços de correio eletrónico  consulado.manchester@mne.pt ou sos.manchester@mne.pt 

***

À  chegada a Portugal, os cidadãos deverão ter o cuidado de continuar a seguir todas as recomendações sobre lavagem de mãos e as medidas de etiqueta respiratória definidas pela Direção-Geral de Saúde. Os cidadãos devem permanecer especialmente atentos ao surgimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o seu médico de família ou para a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações que lhes forem dadas. Em caso de urgência, deverão ligar o 112.

Para mais informações, recomenda-se a consulta da página virtual da Direção-Geral de Saúde disponível aqui.

Poderá, ainda, consultar as medidas determinadas pelo Governo Português no âmbito do plano de desconfinamento aqui.

[atualizado a 27-05-2020]

  • Partilhe