= Informação Útil  =

I – INDICAÇÕES GERAIS

As autoridades de saúde recomendam aos cidadãos:

i) lavar regularmente, e pelo menos durante 20 segundos, as mãos com sabão ou com uma solução à base de álcool;

ii) lavar as mãos sempre que chegar ao seu local de trabalho ou a sua casa;

iii) quando espirrar ou tossir, deverá tapar o nariz e a boca com o braço ou com um lenço de papel descartável, o qual deverá ser colocado imediatamente no lixo após cada utilização;

iv) Não tocar nos olhos, no nariz e na boca sem antes ter lavado as mãos.  

 

II – CONSELHOS AOS CIDADÃOS PORTUGUESES RESIDENTES NO ESTRANGEIRO

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester apela aos cidadãos portugueses residentes no Reino Unido que cumpram com todas as indicações das autoridades locais, as quais poderão ser consultadas nas páginas virtuais abaixo indicadas:

National Health Service:https://www.nhs.uk/conditions/coronavirus-covid-19/

Governo Britânico:

CONTACTOS ÚTEIS: 

 

III – CONSELHOS AOS CIDADÃOS PORTUGUESES QUE REGRESSARAM / REGRESSARÃO AO REINO UNIDO

Os conselhos das autoridades britânicas aos viajantes que regressaram e / ou regressarão ao Reino Unido têm vindo a ser regularmente revistos. O Consulado-Geral de Portugal em Manchester apela a todos os cidadãos nacionais a leitura atenta das recomendações que se encontram nas páginas virtuais infra e ao cumprimento de todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades locais:

National Health Service:https://www.nhs.uk/conditions/coronavirus-covid-19/

Governo Britânico: https://www.gov.uk/government/topical-events/coronavirus-covid-19-uk-government-response

 

IV – CONSELHOS AOS VIAJANTES PORTUGUESES

V.1: Antes de viajar,

Recomenda-se a leitura atenta da página Conselhos aos Viajantes constantes do Portal das Comunidades Portuguesas, a consulta regular do Portal das Comunidades Portuguesas, bem como o registo das suas viagens na aplicação para telemóvel e tablet Registo Viajante

Para mais informações relativamente aos conselhos das autoridades nacionais de saúde, poderá consultar a página virtual da Direção-Geral de Saúde disponível em: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx.

V.2: Se se encontrar temporariamente no estrangeiro

O Governo Português aconselha o regresso antecipado dos cidadãos portugueses que se encontrem em viagem

Para apoio à resolução de problemas alusivos a viagens de regresso a Portugal, o Ministério dos Negócios Estrangeiros criou a linha Covid-19 com o número 00 351 217 929 755 e e-mail covid19@mne.pt que funciona todos os dias úteis das 9 às 22 horas. Fora deste horário e em casos de comprovada emergência consular, os cidadãos poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular através dos contactos telefónicos 00 351 217 929 714 ou 00 351 961 706 472 e do endereço de correio eletrónico gec@mne.pt.

A linha de emergência não servirá para o tratamento de outros assuntos de natureza consular tais como a emissão de cartões de cidadão, passaportes biométricos ou tratamento de pedidos de vistos, que seguem os seus canais próprios e regulares junto dos postos consulares.

Atenta a volatilidade do atual contexto, recomenda-se a todos os cidadãos nacionais em viagem e que tenham efectuado reservas através da TAP Air Portugal que consultem regularmente a página virtual daquela companhia aérea na qual são divulgadas informações e atualizações sobre alterações às operações. 

Link: www.flytap.com 

Para mais informações deverá consular o Portal das Comunidades Portuguesas através do seguinte link: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/.

Entretanto as pessoas que regressem a Portugal de áreas afetadas devem estar atentas ao surgimento de febre, tosse e eventual dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações que lhes forem dadas.

[atualizado a 20-03-2020]

  • Partilhe