= INFORMAÇÃO ÚTIL =

As autoridades de saúde recomendam aos cidadãos:

i) lavar regularmente, e pelo menos durante 20 segundos, as mãos com sabão ou com uma solução à base de álcool;

ii) lavar as mãos sempre que chegar ao seu local de trabalho ou a sua casa;

iii) quando espirrar ou tossir, deverá tapar o nariz e a boca com o braço ou com um lenço de papel descartável, o qual deverá ser colocado imediatamente no lixo após cada utilização;

iv) Não tocar nos olhos, no nariz e na boca sem antes ter lavado as mãos.  

I – CIDADÃOS NACIONAIS RESIDENTES NO REINO UNIDO

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester apela ao cumprimento integral das medidas de confinamento obrigatório e distanciamento social determinadas pelo governo britânico, restringindo todas as suas deslocações àquelas estritamente necessárias. Poderá consultar o conjunto das medidas em vigor aqui.

Poderá, ainda, encontrar informação relevante nas seguintes páginas virtuais do:

  • National Health Service (NHS) disponível aqui.
  • Governo Britânico disponível aqui.

 Recomenda-se aos cidadãos nacionais que evidenciem febre (T>37,5ºC), tosse e dificuldade respiratória (falta de ar) que não saiam de casa e contactem, de imediato, as autoridades de saúde locais através dos números que infra se indicam:

  • Se reside na Inglaterra: deverá contactar o serviço NHS 111coronavirus service através de telefone 111. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui
  • Se reside no País de Gales: deverá contactar o 111 (se disponível na área de residência). Em alternativa, telefonar para o seguinte número: 0845 46 47. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui
  • Se reside na Escócia: deverá contactar o 111. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui;
  • Se reside na Irlanda do Norte: deverá contactar o 0300 200 7885. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui.

II – CONSELHOS AOS VIAJANTES PORTUGUESES:

  • VIAGANES PARA PORTUGAL

Com o objetivo de prestar informação aos emigrantes portugueses que pretendem deslocar-se a Portugal durante o Verão, recomenda-se que, antes de organizar a sua viagem, leia atentamente o folheto informativo preparado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros e disponível aqui.

Poderá obter mais informações sobre viagens (por via aérea e terrestre) para Portugal aqui

Recorda-se que o Ministério dos Negócios Estrangeiros dá apoio aos viajantes portugueses através do Gabinete de Emergência Consular (GEC) em funcionamento 24 horas por dia (+ 351 217 929 714 | + 351 961 706 472 | gec@mne.pt).

 

  • VIAGENS AO ESTRANGEIRO

O Ministério dos Negócios Estrangeiros preparou um folheto informativo que contém indicações e informações importantes relativamente à realização de viagens indispensáveis ao estrangeiro. Recomendamos a sua leitura atenta antes de partir. O folheto informativo está disponível aqui.

= REINO UNIDO =

No que se refere especificamente às viagens para o Reino Unido, recomendamos a leitura atenta dos Conselhos aos Viajantes disponíveis aqui.

Os cidadãos nacionais que entrem no Reino Unido a partir do dia 8 de junho devem permanecer em isolamento profilático (“quarentena”) durante 14 dias, podendo a permanência no local de confinamento por si indicado ser verificada regularmente pelas autoridades policiais e de saúde.

Antes de viajarem para o Reino Unido, os passageiros, turistas ou residentes, terão obrigatoriamente de preencher um formulário online disponível aqui e indicar os respetivos dados pessoais e de viagem. Aconselha-se a leitura atenta e regular das informações disponibilizadas pelo Governo britânico sobre esta medida e que poderão ser encontradas aqui.

[atualizado a 07-06-2020]

  • Partilhe