app_agir_contra_o_tsh.jpg

 

A ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho anunciou recentemente o lançamento de uma aplicação para telemóvel “ACT - Agir contra o Tráfico Humano”. Esta aplicação, que ainda se encontra ainda em fase de desenvolvimento (Beta), está disponível para telemóveis com sistema operativo Android.

Esta nova aplicação disponibiliza  uma vertente de enquadramento legal em Portugal, ajuda a reconhecer e sinalizar possíveis situações, informar sobre os direitos das vítimas de tráfico de seres humanos e contém uma área de contactos onde é possível p denunciar, através da queixa eletrónica, diretamente para o Ministério da Administração Interna (MAI), ou  recorrer aos contactos existentes das equipas multidisciplinares de apoio às vítimas de tráfico humano.

O objetivo desta aplicação, criada pelo Movimento Democrático de Mulheres (MDM) , e que conta com o apoio do Observatório do Trafico de Seres Humanos (OTSH, do MAI) é  o de “colocar à distância de um clique, numa aplicação gratuita, toda a informação indispensável para quem quer conhecer e estar mais informado, mas também para quem queira ajudar alguém”.

Sem prejuízo da leitura atenta das informações úteis constantes da aplicação que ora se divulga, os cidadãos portugueses residentes no Reino Unido deverão, em primeira instância, reportar às autoridades policiais competentes qualquer incidente de que tenham sido vítimas e / ou seja do seu conhecimento. Poderão, ainda, contactar com este Consulado-Geral através do endereço de correio eletrónico sos.manchester@mne.pt.