O  recenseamento dos cidadãos portugueses maiores de 17 anos é automático e oficioso, ficando cada cidadão automaticamente inscrito na comissão recenseadora da área da sua residência constante no Cartão de Cidadão

O recenseamento dos cidadãos portugueses residentes no estrangeiro continua a ser voluntário, pois, apesar de automaticamente inscritos, podem solicitar, a todo o tempo, o cancelamento da inscrição. Para obter mais informações sobre as recentes  alterações legislativas em matéria de recenseamento eleitoral, poderá consultar a página virtual da Comissão Nacional de Eleições clicando AQUI.

***

Recomenda-se a todos os cidadãos que verifiquem o local onde se encontram inscritos através da consulta dos Cadernos de Recenseamento clique AQUI.

Os cidadãos que pretendam actualizar a sua morada no Cartão de Cidadão, podem fazê-lo de 2 (duas) formas:

  1. Presencialmente, durante o horário de atendimento deste Consulado-Geral e sem necessidade de marcação. Para que seja possível proceder à alteração (e posterior confirmação da alteração), deverá apresentar o seu Cartão de Cidadão válido e a carta PIN original.
  2. Online, A alteração de morada no cartão de cidadão poderá ainda ser feita online, a partir de casa e de forma gratuita. Para mais informação sobre como alterar a morada do Cartão de Cidadão online clique AQUI.

Para mais informações, consulte a página virtual da Comissão Nacional de Eleições AQUI ou envie um e-mail para consulado.manchester@mne.pt com a indicação no assunto “ELEIÇÕES”.

Informa-se que entre o 60.º dia anterior à eleição e o dia da eleição não será possível fazer quaisquer alterações nos cadernos eleitorais.

***

Apenas os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro que possuam bilhete de identidade têm de promover a sua inscrição no recenseamento.

Para tanto deverá comparecer neste Consulado-Geral, devidamente identificado, durante o horário de atendimento. Não é necessária marcação prévia. 

  • Partilhe