Consulado Geral de Portugal em Manchester

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Mensagem de Boas Vindas

casamento joao i e filipa lencastre
Reprodução de iluminura alusiva à cerimónia do casamento de João I, Rei de Portugal, e Filipa de Lencastre, filha de João de Gent, Duque de Lencastre (Lancaster) e quarto filho do Rei Eduardo III de Inglaterra. O casamento real (1387) firmou a aliança luso-inglesa que foi formalizada com a assinatura do Tratado de Windsor (1386). Este Tratado, ainda em vigor, estabelece um pacto de apoio mútuo entre os dois países.
(Casamento de Dom João I com Dona Filipa de Lencastre - Iluminura do livro Anciennes Croniques d’Angleterre, Jehan de Wavrin - Século XV)

 

Cara Concidadã e Caro Concidadão,

Bem-vindos à página virtual do Consulado-Geral de Portugal em Manchester. Encontrarão múltiplas informações úteis sobre os serviços prestados.

Para esclarecimentos adicionais, poderão dirigir-nos um email para o seguinte endereço: consulado.manchester@mne.pt

Se se encontrarem numa situação de emergência deverão proceder da seguinte forma:

(i) Se tiverem instalado a aplicação “Registo Viajante” num dispositivo móvel, acionem o botão “SOS” e sigam as instruções;

(ii) Se não tiverem acesso a esta aplicação, enviem um email, descrevendo a vossa situação, para o seguinte endereço: sos.manchester@mne.pt

(iii) Para além disso, poderão contactar o Gabinete de Emergência Consular:

Telefone de Emergência (atendimento 24 horas): +351 217 929 714
Telemóvel de Emergência (atendimento 24 horas): +351 961 706 472
Fax geral: +351 217 929 775
Endereço de correio eletrónico geralgec@mne.pt

Eleições para a Assembleia da República

Sua Excelência o Senhor Presidente da República anunciou que as eleições para a Assembleia da República terão lugar no próximo dia 06 de outubro de 2019. 

Ao contrário do que sucede com as eleições para o Parlamento Europeu, os cidadãos portugueses recenseados no estrangeiro podem optar entre votar presencialmente ou por via postal

Se pretender votar presencialmente deve comunicar esta opção a este Consulado-Geral, presencialmente e com marcação prévia, até à data da publicação oficial da data do ato eleitoral.Se não comunicar a sua opção atempadamente, o seu voto será necessariamente por via postal.

Oportunamente serão divulgadas mais informações sobre este ato eleitoral. 

 

Ligações úteis

http://www.cne.pt/
https://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx

Eleições para o Parlamento Europeu

As próximas eleições terão lugar a 26 de março de 2019, para os deputados ao Parlamento Europeu.

 

Recenseamento eleitoral

NOTA: Os cadernos de recenseamento eleitoral estão disponíveis para consulta neste posto consular até 26 de março, data em que deixará de ser possível fazer quaisquer alterações neles. 

 

Na sequência das alterações ao Regime Jurídico Eleitoral pela Lei nº 47/2018, de 13 de agosto, todos os cidadãos nacionais maiores de 17 anos, quer residam em Portugal, quer residam no estrangeiro, são oficiosa e automaticamente inscritos para o recenseamento eleitoral, desde que tenham cartão de cidadão.

Poderá verificar o local onde se encontra recenseado para votar:

  • presencialmente, neste Consulado-Geral, durante o mês de março;
  • online, em https://www.recenseamento.mai.gov.pt/;
  • a partir de um número telefónico português, por SMS, gratuitamente, para o número 3838, escrevendo:
    RE [espaço] número de identificação civil [espaço] data de nascimento no formato AAAAMMDD
    Por exemplo: RE 12345678 19750602 

 

Entre os dias 26 de março e 26 de maio de 2019, não será possível fazer quaisquer alterações nos cadernos eleitorais. Poderá proceder atempadamente à sua inscrição para recenseamento eleitoral da seguinte forma: 

 

O recenseamento eleitoral é voluntário para os cidadãos nacionais residentes no estrangeiro. Poderá requerer o cancelamento da sua inscrição no recenseamento eleitoral, presencialmente, neste posto consular, com marcação prévia, salvo no período supramencionado. 

 

Votação no estrangeiro

Ao contrário do que sucede com as eleições para a Assembleia da República, o voto para o Parlamento Europeu é exclusivamente presencial. 

Para exercer o seu direito de voto, terá de comparecer, devidamente identificado, neste posto consular no dia anterior à eleição, a 25 de maio, entre as 8:00 e as 19:00 horas, ou no dia da eleição, a 26 de maio, entre as 8:00 e as 20:00 horas.

 

Face ao BREXIT, os eleitores portugueses residentes no Reino Unido deixam de poder optar entre votar nos eurodeputados britânicos ou nos eurodeputados portugueses. Eleitores que tenham optado, em eleições anteriores, por votar nos eurodeputados britânicos, ficam automaticamente inscritos para votar nos eurodeputados portugueses, desde que:

  • sendo titulares de cartão de cidadão, tenham a sua morada atualizada;
  • sendo titulares de bilhete de identidade, já se encontrem recenseados na sua área de residência. 

 

Voto antecipado

Poderão votar antecipadamente os eleitores recenseados no território nacional:

  • Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções públicas;
  • Quando deslocados no estrangeiro, por inerência do exercício de funções privadas;
  • Quando deslocados no estrangeiro em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudantes, investigadores, docentes e bolseiros de investigação deslocados no estrangeiro em instituições de ensino superior, unidades de investigação ou equiparadas reconhecidas pelo ministério competente;
  • Doentes em tratamento no estrangeiro;
  • Que vivam ou que acompanhem os eleitores mencionados nos pontos anteriores.

Para votar antecipadamente, terá de comparecer neste posto consular, devidamente identificado e com comprovativo do impedimento invocado, entre os dias 14 e 16 de maio de 2019, entre as 9:00 e as 12:30 horas e as 14:00 e as 16:30 horas

Se ainda se encontrar em Portugal no dia 19 de maio, poderá requerer o “voto antecipado em mobilidade” junto da administração eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por correio postal ou eletrónico.

 

Ligações úteis

http://www.cne.pt/
https://www.portaldoeleitor.pt/Eleicoes/Eleicao.aspx
http://www.eurocid.pt/pls/wsd/wsdwcot0.detalhe_area?p_cot_id=10215&p_est_id=19347

Medidas de preparação e plano de contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia: direitos dos cidadãos

O Governo Português apresentou, no dia 11 de janeiro de 2019, uma série de Medidas de Preparação e Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia relativas aos “Direitos dos Cidadãos”. Para consultar este documento, clique aqui

Recomenda-se também a consulta regular do separador BREXIT, onde se encontra disponível informação atualizada sobre os direitos dos cidadãos portugueses após a saída do Reino Unido da União Europeia. 

Missão empresarial de uma delegação de Vila Nova de Famalicão a Liverpool

Entre os dias 18 e 20 de fevereiro, deslocou-se a Liverpool uma delegação de Vila Nova de Famalicão em missão empresarial. Integraram esta delegação o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Paulo Cunha, e o Sr. Vereador do Pelouro de Economia, Empreendedorismo e Inovação, Dr. Augusto Lima, bem como um grupo de empresários e de representantes de universidades, centros tecnológicos e startups do concelho, associados ao setor têxtil. 

Esta iniciativa decorre do programa de cooperação institucional, económica e social que tem sido desenvolvido pelo Município de Vila Nova de Famalicão e pelo Município de Liverpool. Na sua génese está a marca Famalicão Cidade Têxtil, que foi apresentada no International Business Festival de Liverpool, em junho de 2018, e de que já resultou também a visita de uma comitiva de Liverpool, liderada pelo Deputy Mayor, Gary Millar, a Vila Nova de Famalicão, no passado dia 25 de outubro de 2018.

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester acompanhou a comitiva famalicense durante a missão empresarial. 

img 20190220 wa0000