Mensagem de Boas Vindas

casamento joao i e filipa lencastre 1

Cara Concidadã e Caro Concidadão,

Bem-vindos à página virtual do Consulado-Geral de Portugal em Manchester. Informamos que foi retomado, de forma faseada e progressiva, o atendimento presencial nas nossas instalações. Chamamos, contudo, a sua atenção para as seguintes alterações ao funcionamento deste Consulado-Geral:

  • O atendimento efetua-se exclusivamente por marcação prévia obrigatória, incluíndo para levantamento de documentos;
  • Todos os atos consulares (incluindo o levantamento de documentos) deverão ser agendados através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível aqui;
  • Não deverá deslocar-se ao Consulado se não tiver previamente agendado a sua marcação.

Em caso de dificuldade no processo de agendamento, poderá consular o manual de agendamento disponível em português e em inglês. Em alternativa, poderá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido através do telefone (020 34 33 36 24) ou do e-mail (cac.ru@ama.pt). Recomendamos, ainda, a leitura das perguntas frequentes disponíveis aqui.

  • Para informações sobre o BREXIT (EU Settlement Scheme), clique aqui;
  • Se necessitar de assistência em situações de comprovada urgência, clique aqui.

Mais notíciasNotícias

Foi hoje publicado no Portal das Comunidades Portuguesas o calendário revisto das presenças consulares, o qual se encontra disponível para consulta AQUI.

A realização das presentas consulares está dependente das condições sanitárias e de saúde pública que se verifiquem naquelas datas e nas cidades e nações onde as mesmas decorrerão.

***

Todos os atos consulares, incluíndo o levantamento de documentos, estão sujeitos a marcação prévia obrigatória. 

Para efectuar o agendamento de uma marcação para estas presenças consulares, os cidadãos deverão enviar um email para consulado.manchester@mne.pt

Por forma a agilizar o processo de agendamento, no campo “assunto” deverá colocar a seguinte expressão “PC [nome da cidade pretendida] ” e no corpo da mensagem incluir obrigatoriamente todas as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Data de nascimento;
  • Data de validade do Cartão de Cidadão (se aplicável);
  • Morada;
  • Contacto telefónico;
  • Ato consular que pretende realizar (incluíndo o levantamento de documentos).

Se pretender realizar um agendamento familiar, poderá enviar apenas um único e-mail. Contudo, deverá obrigatoriamente indicar os elementos indicados supra por cada cidadão cujo agendamento é pretendido.

É obrigatório o uso de máscara no interior das instalações onde decorrerão as presenças consulares.

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) foi aprovado por resolução do Conselho de Ministros a 23 de julho e procura valorizar as comunidades portuguesas residentes no estrangeiro enquanto ativo estratégico para Portugal em dimensões como a atração de investimento e internacionalização da economia, bem como promover a coesão territorial, fulcral para o crescimento económico e desenvolvimento sustentável do país, e reforçar a ligação da Diáspora ao território nacional.

Poderá consular a Resolução do Conselho de Ministros publicada em Diário da República aqui

Este programa, tutelado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, através da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e pelo Ministério da Coesão Territorial, através da Secretaria de Estado da Valorização do Interior, e para cuja elaboração contribuíram quinze áreas da governação, tem como linhas de ação: reforçar o apoio ao regresso de portugueses e de lusodescendentes; apoiar o investimento da Diáspora em Portugal; contribuir para a fixação de pessoas e empresas nos territórios do interior e para o seu desenvolvimento económico; fazer das comunidades portuguesas um fator de promoção da internacionalização de Portugal e de diversificação de mercados da economia portuguesa.

Sistematizando medidas de apoio já existentes através de uma abordagem integrada e multidisciplinar, o PNAID introduz novos elementos com valor acrescentado relevante, entre os quais a criação do estatuto do Investidor da Diáspora, que possibilita a elegibilidade para apoios e incentivos próprios com benefícios adicionais para investimentos no interior do país. O Programa prevê a elaboração de um Guia de Apoio ao Investidor da Diáspora, expande a função de apoio ao investimento nos Gabinetes de Apoio ao Emigrante existentes nos municípios e cria uma Rede de Apoio ao Investidor da Diáspora.

Este programa nacional dá continuidade à valorização do empreendedorismo das comunidades portuguesas que tem sido desenvolvida pelo Governo, designadamente através do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora e dos Encontros de Investidores da Diáspora.

Para mais informações sobre este Programa, poderá contactar o Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) cujos conatctos se encontram disponíveis aqui

Com o intuíto de reforçar o interesse dos jovens estudantes emigrantes e lusodescendentes na frequência do ensino superior em Portugal, as Secretarias de Estado das Comunidades Portuguesas e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o apoio e envolvimento de inúmeras entidades e Direções-Gerais, lançam, novamente e para o ano letivo 2020/2021, o progama "Estudar e Investigar em Portugal". 

O Programa, que este ano decorrerá em formato exclusivamente virtual, tem como principal objectivo divulgar as oportunidades existentes no ensino superior português, nomeadamente a oferta em termos de graus académicos, ensino profissional e programas de mobilidade estudantil, bem como as medidas de agilização legislativa e administrativa dos procedimentos de acesso e, em particular, a quota de 7% de que beneficiam os jovens portugueses e lusodescendentes residentes no estrangeiro na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso (que decorrerá entre 7 e 23 de agosto).

Para mais informações, recomendamos a leitura do folheto informativo dispoível aqui, onde poderá encontrar os contactos de todas as instituições relevantes em Portugal. Este folheto informativo  complementa a informação disponível na página virtual da Direção-Geral do Ensino Superior, a qual se encontra acessível clicando aqui

secp