Mensagem de Boas Vindas

casamento joao i e filipa lencastre 1

Cara Concidadã e Caro Concidadão,

Bem-vindos à página virtual do Consulado-Geral de Portugal em Manchester. Informamos que foi retomado, de forma faseada e progressiva, o atendimento presencial nas nossas instalações. Chamamos, contudo, a sua atenção para as seguintes alterações ao funcionamento deste Consulado-Geral:

  • O atendimento efetua-se exclusivamente por marcação prévia obrigatória, incluíndo para levantamento de documentos;
  • Todos os atos consulares (incluindo o levantamento de documentos) deverão ser agendados através do Portal das Comunidades Portuguesas acessível aqui;
  • Não deverá deslocar-se ao Consulado se não tiver previamente agendado a sua marcação.

Em caso de dificuldade no processo de agendamento, poderá consular o manual de agendamento disponível em português e em inglês. Em alternativa, poderá contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido através do telefone (020 36 36 84 70) ou do e-mail (cac.ru@ama.pt). Recomendamos, ainda, a leitura das perguntas frequentes disponíveis aqui.

  • Para informações sobre o BREXIT (EU Settlement Scheme), clique aqui;
  • Se necessitar de assistência em situações de comprovada urgência, clique aqui.

Mais notíciasNotícias

= AVISO IMPORTANTE =

Manchester, 27 de maio de 2020

 

Considerando as medidas de desconfinamento progressivo determinadas pelo Governo britânico e tendo sempre presente a segurança e a saúde de utentes e funcionários, informamos que o atendimento presencial nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Manchester será retomado, de forma faseada e progressiva, a partir da próxima segunda-feira, 01 de junho de 2020 e nas seguintes condições:

 

I – MARCAÇÃO PRÉVIA OBRIGATÓRIA DE TODOS OS ATOS CONSULARES

Em caso de dificuldade no agendamento, poderá consular o manual de agendamento disponível aqui ou, alternativamente, contactar o Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido através do telefone (020 36 36 84 70) ou do e-mail (cac.ru@ama.pt).

Encontra aqui um conjunto de perguntas frequentes úteis, cuja leitura atenta recomendamos.

 

II – ACESSO ÀS INSTALAÇÕES DO CONSULADO-GERAL

  • O acesso às instalações do Consulado-Geral é limitado aos cidadãos com marcação prévia;
  • Apenas será autorizada a entrada de acompanhamentos cuja presença seja legalmente exigida para a conclusão do ato consular requerido;
  • No interior das instalações do Consulado-Geral é obrigatória a utilização de cobertura facial, preferencialmente máscara. É, ainda, obrigatória a manutenção de distanciamento social (2m) quer no acesso às instalações do Consulado-Geral, quer no interior das mesmas.

 

III – HORÁRIO DE ATENDIMENTO

  • O horário de atendimento nas instalações do Consulado-Geral de Portugal em Manchester foi alterado:

Segunda a Sexta-feira

Das 09h15m às 12h30m e das 14h10 às 18h15m

  • O atendimento aos sábados será retomado durante o mês de julho. Os dias de funcionamento aos sábados poderão ser encontrados aqui.
  • O horário de atendimento aos sábados será o seguinte:

Sábados

Das 09h15m às 12h30m e das 14h10 às 15h45m

 

IV – PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES OU ESCLARECIMENTOS

Por forma a evitar deslocações desnecessárias, os cidadãos deverão privilegiar os canais de comunicação eletrónicos do Centro de Atendimento Consular para o Reino Unido: telefone (020 36 36 84 70) e/ou e-mail (cac.ru@ama.pt).

 

V – PRESENÇAS CONSULARES

Para mais informações sobre presenças consulares, clique aqui.

 

VI – SERVIÇOS CONSULARES PELO CORREIO ou ONLINE

Recordamos que existem atos consulares que poderão ser realizados pelo correio, evitando, desta forma, uma deslocação a este Consulado-Geral.

Em concreto:

  • Inscrição consular – clique aqui;
  • Pedido de certidões (nascimento, casamento ou óbito) – clique aqui;
  • Certificados de residência – clique aqui;
  • Certificados de importação automóvel – clique aqui;
  • Serviço militar – clique aqui.

Sujeita à verificação de determinadas condições, é, ainda, possível proceder à renovação do seu Cartão de Cidadão online. Para mais informações, clique aqui.

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester continuará a acompanhar, de forma próxima, o evoluir da situação de emergência sanitária, anunciando eventuais alterações ao regime de funcionamento nesta página virtual, cuja consulta regular se recomenda.

Apelamos a que os cidadãos nacionais residentes habituais no Reino Unido cumpram integralmente todas as medidas de confinamento e distanciamento social determinadas pelo governo britânico, bem como limitem as suas deslocações àquelas estritamente necessárias. Poderá consultar o conjunto das medidas em vigor aqui.

***

Nesta fase, as deslocações a Portugal de cidadãos com residência habitual no Reino Unido deverão ser determinadas por motivos de natureza urgente e devidamente ponderadas. Recomenda-se que tais deslocações se realizem por via aérea.

É do conhecimento deste Consulado-Geral que a TAP Air Portugal, a British Airways  e a Ryanair continuam, de momento, a realizar voos regulares e diretos do aeroporto de Londres Heathrow (Tap Air Portugal British Airways) e Londres Stansted (Ryanair) com destino a Lisboa. Tendo a Ryanair anunciado na sua página virtual que iniciará, a partir do dia 22 de maio, a realização de voos entre o aeroporto de Londres Stansted e a cidade do Porto.  

Para mais informações sobre datas, disponibilidade de lugares, horários e preços, os cidadãos deverão contactar aquelas companhias aéreas diretamente. A página virtual da TAP Air Portugal poderá ser consultada aqui, a da British Airways  aqui e a da Ryanair aqui. 

Este Consulado-Geral não se responsabiliza por eventuais prejuízos causados pelo cancelamento ou alteração de quaisquer voos, pelo que se recomenda aos cidadãos que assegurem, diretamente junto das companhias aéreas, a efetiva realização do voo antes de efetuarem a reserva de bilhetes. 

***

Atentas as restrições na circulação de veículos em França e em Espanha, o restabelecimento temporário do controlo de todas as fronteiras (aérea, marítima e terrestre) determinado pelas autoridades espanholas e, bem assim, a obrigatoriedade de sujeição a uma quarentena obrigatória de 14 dias à chegada a território espanhol é, a esta data, totalmente desaconselhada a realização de viagens para Portugal por via terrestre.

Recomendamos a todos os cidadãos que, não obstante a presente informação, pretendam, mesmo assim, realizar a viagem por via terrestre, a leitura  atenta dos conselhos aos viajantes para aqueles países e que se encontram disponíveis aqui (relativamente ao trânsito em território francês), aqui e aqui (relativamente ao trânito em território espanhol). Poderá, ainda, contactar previamente este Consulado-Geral através dos endereços de correio eletrónico  consulado.manchester@mne.pt ou sos.manchester@mne.pt 

***

À  chegada a Portugal, os cidadãos deverão ter o cuidado de continuar a seguir todas as recomendações sobre lavagem de mãos e as medidas de etiqueta respiratória definidas pela Direção-Geral de Saúde. Os cidadãos devem permanecer especialmente atentos ao surgimento de febre, tosse ou dificuldade respiratória. Se surgirem estes sintomas, não se devem deslocar aos serviços de saúde, mas ligar para o seu médico de família ou para a linha SNS24 (808 24 24 24) e seguir as orientações que lhes forem dadas. Em caso de urgência, deverão ligar o 112.

Para mais informações, recomenda-se a consulta da página virtual da Direção-Geral de Saúde disponível aqui.

Poderá, ainda, consultar as medidas determinadas pelo Governo Português no âmbito do plano de desconfinamento aqui.

[atualizado a 27-05-2020]

Caros concidadãos,

Dirijo-me a vós neste momento de incerteza e de perturbação profunda do nosso quotidiano. A epidemia de COVID-19, que todos inquieta e que não discrimina nos que atinge, exige de nós o nosso melhor: civismo, bom-senso, solidariedade.

Aos que residem no Reino Unido, apelo a que sigam as instruções e recomendações das autoridades britânicas e do National Health Service, disponíveis em: https://www.nhs.uk/conditions/coronavirus-covid-19/

Se tiverem sintomas da doença, façam quarentena e recorram às linhas de apoio existentes. Quanto aos demais, deverão respeitar as restrições agora determinadas pelo Governo, mantendo-se em casa, sem deslocações desnecessárias.

Neste quadro de volatilidade, em que cada vez mais países encerram fronteiras e se cancelam voos, a mais elementar prudência deve guiar-nos: não é o momento para deslocações não essenciais. Informem-se sobre as vias que permanecem abertas, recorram às vossas agências de viagens e às companhias aéreas e, se necessário, à linha de apoio COVID-19 criada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujos contatos poderão encontrar em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/linha-covid-19

A todos, deixo uma certeza: poderão sempre contar com o apoio dos nossos Consulados-Gerais em Londres e em Manchester, dos nossos Consulados Honorários, e naturalmente da nossa Embaixada. As informações de contato estão disponíveis em: https://www.portaldascomunidades.mne.pt/pt/rede-consular/europa/reino-unido

Mas recordo que também os nossos funcionários têm de se resguardar e salvaguardar a sua saúde e a dos seus familiares. Por essa razão, entre outras medidas o atendimento presencial foi reduzido aos casos de estrita urgência, para que melhor possamos responder às emergências dos que se nos dirigem. Tenho a certeza que o compreenderão.

A terminar, quero deixar uma mensagem de esperança e de confiança: o sentido cívico é hoje mais importante que nunca, e os comportamentos preventivos, individuais e coletivos, serão a chave para superar a pandemia. Por isso proteja-se a si, proteja a sua família, proteja a sua comunidade, e juntos ultrapassaremos este desafio.

 

Manuel Lobo Antunes

Embaixador de Portugal 

= INFORMAÇÃO ÚTIL =

As autoridades de saúde recomendam aos cidadãos:

i) lavar regularmente, e pelo menos durante 20 segundos, as mãos com sabão ou com uma solução à base de álcool;

ii) lavar as mãos sempre que chegar ao seu local de trabalho ou a sua casa;

iii) quando espirrar ou tossir, deverá tapar o nariz e a boca com o braço ou com um lenço de papel descartável, o qual deverá ser colocado imediatamente no lixo após cada utilização;

iv) Não tocar nos olhos, no nariz e na boca sem antes ter lavado as mãos.  

I – CIDADÃOS NACIONAIS RESIDENTES NO REINO UNIDO

O Consulado-Geral de Portugal em Manchester apela ao cumprimento integral das medidas de confinamento obrigatório e distanciamento social determinadas pelo governo britânico, restringindo todas as suas deslocações àquelas estritamente necessárias. Poderá consultar o conjunto das medidas em vigor aqui.

Poderá, ainda, encontrar informação relevante nas seguintes páginas virtuais do:

  • National Health Service (NHS) disponível aqui.
  • Governo Britânico disponível aqui.

 Recomenda-se aos cidadãos nacionais que evidenciem febre (T>37,5ºC), tosse e dificuldade respiratória (falta de ar) que não saiam de casa e contactem, de imediato, as autoridades de saúde locais através dos números que infra se indicam:

  • Se reside na Inglaterra: deverá contactar o serviço NHS 111coronavirus service através de telefone 111. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui
  • Se reside no País de Gales: deverá contactar o 111 (se disponível na área de residência). Em alternativa, telefonar para o seguinte número: 0845 46 47. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui
  • Se reside na Escócia: deverá contactar o 111. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui;
  • Se reside na Irlanda do Norte: deverá contactar o 0300 200 7885. Poderá ainda obter mais informações e recomendações online, clicando aqui.

II – CIDADÃOS NACIONAIS QUE REGRESSARAM / REGRESSARÃO AO REINO UNIDO

Os conselhos das autoridades britânicas aos viajantes que regressaram e / ou regressarão ao Reino Unido têm vindo a ser regularmente revistos. O Consulado-Geral de Portugal em Manchester apela à leitura atenta das recomendações que se encontram nas páginas virtuais supra e ao cumprimento de todas as medidas de prevenção recomendadas pelas autoridades locais.

III – CONSELHOS AOS VIAJANTES PORTUGUESES:

Recomenda-se a leitura atenta da página “Conselhos aos Viajantes”, no Portal das Comunidades Portuguesas, relativa ao país para onde pretende viajar, bem como o registo das suas viagens na aplicação para telemóvel e tablet Registo Viajante

Poderá obter mais informações sobre viagens (por via aérea e terrestre) para Portugal aqui

[atualizado a 19-05-2020]